Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Como explorar a dança e suas variações rítmicas com "Vem Dançar"

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

Compreender a dança como atividade física e ampliar as possibilidades de criação nessa área.

Conteúdo(s) 
 

Elementos básicos da dança e variações rítmicas.

Ano(s) 
Material necessário 
  • Trechos do filme "Vem Dançar": Quando o professor vê um aluno quebrando o carro da diretora, ele propõe fazer um trabalho com os alunos suspensos (25m59s a 31m30s). Trecho em que ele apresenta aos alunos a sua proposta, sugerindo que as dificuldades impostas pela realidade do cotidiano dentro e fora da escola podem ser superadas e eles “contraatacam” com seu hip-hop (32m12s a 31m30s).
Desenvolvimento 
1ª etapa 
O protagonista desta história, vivido pelo ator espanhol Antonio Banderas, é um dançarino de salão profissional na cidade de Nova York que dá aulas de dança como voluntário numa escola pública. Lá ele enfrenta a resistência dos alunos, amantes do hip-hop. Desse embate, surgem novas formas de expressão. Para a professora Joice Mayumi Nozaki, da EMEF Professor Mario Marques de Oliveira, na capital paulista, além de trabalhar a questão técnica, o filme é interessante para quebrar o receio que a dança causa. “Os alunos podem ver que é possível se abrir para novos conhecimentos e para a criação nessa área.”


Exiba as cenas e peça que reflitam se é possível identificar no filme elementos relacionados à expressão corporal já trabalhados nas aulas. Pergunte também se os jovens mostrados no filme têm dificuldade com a dança e se as atitudes dos alunos do filme são parecidas com a da turma. Peça então para àqueles que já conhecem dança que demonstrem o que sabem e estimule que os outros repitam.
Avaliação 

Analisar as relações estabelecidas pelos alunos entre as cenas do filme e as aulas de Educação Física e avaliar o interesse deles segundo a participação na atividade de dança.

Créditos:
Joice Mayumi Nozaki
Formação:
professora da EMEF Professor Mario Marques de Oliveira
Autor Nova Escola

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.