Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Ciclo de vida e reprodução

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

- Saber que a grande maioria dos animais se reproduz de forma sexuada e que alguns seres vivos conseguem se reproduzir por outros processos.
- Compreender que todos os seres vivos têm um ciclo de vida e que a reprodução garante a continuidade desse ciclo.

Conteúdo(s) 

 

Ano(s) 
Tempo estimado 
Quatro aulas.
Material necessário 

Seis bolinhas de isopor coloridas (uma azul, uma amarela, uma verde e três vermelhas), quatro quadros montados em papel-cartão, cada um com uma fase do desenvolvimento da borboleta (ovo, lagarta, casulo e borboleta adulta), computadores conectados à internet e DVD Animal Planet ao Extremo: Os Melhores Amantes (True Tech).

Desenvolvimento 
1ª etapa 

Para trabalhar esse plano com alunos com deficiência visual (aluno em início de alfabetização em braile), na 2ª etapa, deixe que ele manuseie as bolinhas enquanto você explica a atividade para a turma. Se for preciso, peça que um colega o ajude.

Na terceira etapa, assista ao filme antes e planeje os momentos de interromper a exibição para relatar as imagens para o aluno.
Na quarta etapa, peça à escola para ter o programa de computador para deficientes visuais. O aluno pode fazer a pesquisa praticamente sozinho, apenas com um pequeno apoio do professor.

Faça um levantamento dos conhecimentos dos alunos em relação ao ciclo de vida de um animal. Utilize, para ilustrar sua explicação, uma sequência de quadros com as figuras - desenhadas à mão ou encontradas na internet - do desenvolvimento de uma borboleta (as fases de ovo, larva, crisálida ou casulo e animal adulto). Mostre aos estudantes os pontos importantes do ciclo da borboleta utilizando essa sequência de imagens, aponte fases como nascimento, desenvolvimento, reprodução e morte, fale sobre as modificações ocorridas durante esse período, como as físicas, metabólicas e de alimentação. Para finalizar a etapa, proponha uma discussão sobre a importância da reprodução no ciclo de vida.

2ª etapa 

Organize os alunos em círculo e faça um levantamento sobre o conhecimento deles em relação à reprodução e sua função. Após o levantamento, explique o que é reprodução e qual é sua importância não apenas para as borboletas, mas para todos os seres vivos. Vincule a explicação com a ideia da perpetuação das espécies. Então, inicie um jogo para explicar os tipos de reprodução. Primeiro, pegue uma das bolinhas vermelhas e diga às crianças para imaginarem que ela é um organismo que irá se dividir em outro organismo, a segunda bolinha vermelha. Essa segunda bolinha, por sua vez, se dividirá novamente, originando a terceira bolinha vermelha. Mostre que o organismo vermelho originou dois organismos iguais a ele, e não precisou de outro ser para se reproduzir. Nesse momento, introduza o conceito de reprodução assexuada e dê exemplos de animais que se reproduzem dessa forma, como a estrela-do-mar e a ameba. Em seguida, introduza o conceito de reprodução sexuada utilizando as outras bolinhas. Aponte a importância da troca de material (genético) entre os pais, realizada na maior parte das vezes pelos gametas. Pegue as bolinhas azul e amarela e diga que a primeira é um organismo do sexo masculino, enquanto a segunda é do sexo feminino. O organismo resultante dessa reprodução é a bolinha verde - diferente das bolinhas que lhe deram origem, mas portadora de características tanto "paternas" quanto "maternas". Trata-se, portanto, de um ser único. Dê exemplos de animais que se reproduzem de forma sexuada, como os peixes, as aves e o próprio homem.

3ª etapa 

Explique aos alunos o conteúdo do filme antes de exibi-lo. Informe que ele mostra várias espécies animais se reproduzindo. Solicite que marquem em seus cadernos um roteiro de observação. Durante a exibição, eles devem observar atentamente: 1) Qual é o tipo de reprodução que ocorre em cada caso; 2) As maneiras de os machos chamarem a atenção das fêmeas; 3) Qual é o local onde ocorre a reprodução (na árvore, na água, no solo ou em outro lugar); 4) As diferenças entre os sexos; 5) Em que fase da vida esses animais se reproduzem; 6) A importância da reprodução daquele ser para a sua espécie e para as outras. Ao final da exibição, disponha os alunos em círculo e faça um levantamento das informações sobre reprodução e ciclos de vida que aparecem no filme. Os alunos devem compreender: 1) Que a reprodução perpetua a espécie; 2) Que a reprodução faz parte do ciclo vital; 3) Que existem várias formas de reprodução; 4) Que existem diferentes ciclos de vida.

4ª etapa 

Organize os alunos em duplas e solicite que procurem na internet o ciclo de vida de algum animal (ofereça opções como arara-azul, peixe-boi, urso-polar, aranha-marrom, libélula, camarão, ameba, água-viva, sapo, tartaruga, crocodilo, estrela-do-mar e polvo). Cada grupo deve escolher um animal. Peça que esquematizem no caderno seu ciclo vital, destacando os acontecimentos mais importantes do desenvolvimento e da reprodução.

Avaliação 

Solicite que cada aluno monte um cartaz com um texto explicativo sobre o ciclo de vida de um animal (aquele que as crianças preferirem), marcando os principais acontecimentos nas fases de nascimento, desenvolvimento, reprodução e morte. Peça que eles destaquem o tipo de reprodução desse animal e a importância dela para a própria espécie e para outras. Esse cartaz deve ser apresentado aos colegas e avaliado por você.

Créditos:
Carolina Luvizoto
Formação:
Formadora de professores da Sangari Brasil, em São Paulo.
Autor Nova Escola

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.