Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Biomas brasileiros

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

- Conhecer as principais características dos biomas brasileiros para reconhecê-los.
- Entender por que precisamos preservá-los.

Conteúdo(s) 

- Biomas brasileiros.

 

Ano(s) 
Tempo estimado 
Seis aulas.
Material necessário 

Mapa da divisão política do Brasil e dos diferentes biomas brasileiros, textos sobre as características dos principais biomas, imagens de referência de cada um deles (encontradas em livros ou na internet), cartolina, canetinhas e lápis de cor.

Desenvolvimento 
1ª etapa 

Investigue se os estudantes sabem o que é bioma e se conhecem suas características. Anote as percepções da turma no quadro-negro e recomende que as registrem nos cadernos. Distribua cópias do mapa político do Brasil e peça que indiquem onde fica cada um dos biomas que eles citaram.

2ª etapa 

Forme trios e sugira que os colegas troquem informações sobre as indicações anteriores. Depois, distribua o mapa dos principais biomas. Peça que comparem com as marcações que fizeram. Discuta com eles o clima, a vegetação e a fauna de cada local. Registre as observações dos alunos e peça que façam o mesmo no caderno.

3ª etapa 

Leia com a turma o texto sobre os biomas. Esclareça dúvidas e explore imagens de cada local.

4ª etapa 

Agora, em grupos de cinco, os estudantes devem escolher um dos biomas para retratá-lo num cartaz informativo, tomando como base as anotações próprias e as informações do texto. Para ilustrar a produção, peça desenhos inspirados nas imagens de referência. Durante o processo, oriente as equipes na preparação de apresentações.

5ª etapa 

Apresentação dos grupos para a classe. No fim, reserve um tempo para esclarecer as últimas dúvidas.

Avaliação 

Observe a participação dos alunos nas discussões e nas apresentações. Verifique a qualidade das informações e das ilustrações e a forma como elas foram dispostas nos cartazes.

Créditos:
Ana Lúcia Marques Britto
Formação:
Mestre em Biologia e professora da EE Professor Renato Braga, em São Paulo, SP.
Autor Nova Escola

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.