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Análise de imagens históricas

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

- Analisar o contexto econômico, social e político de um fato com base num documento iconográfico (nesse caso, a independência do Brasil).
- Compreender o processo histórico por meio dessa análise.
- Desenvolver o pensamento crítico.
- Relacionar a análise das imagens com o estudo dos textos.

Conteúdo(s) 

 

 

Ano(s) 
Material necessário 

Cópias da reprodução do quadro Independência ou Morte, de Pedro Américo (disponível em abr.io/independência).

Desenvolvimento 
1ª etapa 

Divida a turma em duplas. Distribua as cópias da reprodução e peça que identifiquem o autor e a data. No caso da reprodução, sempre se deve colocar a citação iconográfica abaixo da imagem: o nome da obra, o autor, o ano de produção e o local em que ela se encontra. Questione os alunos sobre o ano de execução da obra. É o mesmo da proclamação da independência? Após responderem, mostre que esse é um exemplo de documento feito por um artista bem depois de o fato ter ocorrido e que representa a interpretação dele a respeito de um momento passado. Em seguida, encaminhe a observação do conteúdo. Instigue os jovens a identificar que características do quadro expressam a sociedade da época retratada (como vestimentas e gestos). Conduza os alunos a pensar sobre qual seria a economia predominante e quem detinha o poder. Quem é a figura que está ao centro? O que isso representa? Como as figuras se relacionam? Vale levantar com a turma quem é quem, qual o papel de cada um ali e o porquê de estarem posicionados da maneira como aparecem na cena. A turma deve perceber que a disposição dos personagens não é aleatória e diz muito sobre a visão que se tinha da independência: feita pela elite, apoiada pelo Exército, com o povo à margem, será que a independência representa uma mudança real? Ou nada mudou? Por fim, peça que cada aluno faça uma dissertação sobre a sua visão da independência baseando-se nas conclusões e hipóteses levantadas.

Avaliação 

Considere tanto as exposições orais dos alunos no momento de análise da imagem como a produção textual realizada por eles. Observe se eles compreenderam a relação entre o autor e o fato retratado e o contexto histórico por trás da cena analisada.

Flexibilização 

Antecipe a atividade para os alunos com deficiência intelectual. Assim eles já chegarão à aula sabendo o que será tratado. O aluno pode, perfeitamente, identificar o autor da obra, o ano, e fazer observações sobre os elementos da tela. O trabalho em duplas também contribui. Relacionar o quadro a outras obras sobre a independência, como músicas, fotografias e textos, por exemplo, é útil para reforçar as aprendizagens. Se o aluno não for capaz de fazer uma dissertação, peça que escreva listas de elementos importantes - personagens, fatos do período etc. - ou produza um texto mais simples. O importante é que ele participe dos debates com a turma e possa expressar sua opinião, contribuindo com o grupo.

Deficiências 
Intelectual
Créditos:
Pedro Moura
Formação:
Professor do Colégio Sidarta, em Cotia, SP.
Autor Nova Escola

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