Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Alerte os alunos sobre os alimentos prejudiciais à saúde

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

A turma produzirá cartazes que mostrarão os diferentes tipos de gorduras presentes em nossos alimentos, e os benefícios e os malefícios que elas podem causar à nossa saúde. Além disso, poderão montar um painel com os rótulos de produtos consumidos pelos alunos, ressaltando as quantidades de gorduras presentes em cada um, e os benefícios e malefícios que eles trazem ao corpo humano. Dessa forma, os alunos tomarão consciência e conscientizarão os colegas de escola e da comunidade sobre esse assunto.

Conteúdo(s) 

Fisiologia humana - sistemas digestivo e circulatório

Ano(s) 
Tempo estimado 
6 aulas
Material necessário 

Artigos de jornal e revista relacionados ao tema (colesterol, gorduras trans e gorduras em geral), livros didáticos (que contenham informações sobre fisiologia humana - sistemas), embalagens de alimentos que os alunos consomem (chocolate, salgadinho, bolachas, balas, etc.), cartolina, papel craft, papel sulfite A4, régua e lápis de cor.
Se a escola possuir um laboratório de informática, os alunos poderão pesquisar figuras relacionadas ao tema para ilustrar os cartazes.

Segue abaixo a sugestão de alguns textos sobre colesterol e gorduras trans que os alunos poderiam consultar. 

Desenvolvimento 
1ª etapa 

Introdução

Em geral, consumimos cada vez mais alimentos industrializados. Vários deles contêm gordura. Estudos científicos atuais mostram que alguns tipos de gorduras são muito prejudiciais à nossa saúde, por isso, é importante alertar os alunos sobre os tipos de alimentos que não devem ser consumidos em excesso. Os estudantes, como consumidores, também precisam aprender a ler os rótulos dos alimentos e reconhecer nas embalagens as substâncias que podem vir a prejudicá-lo. Para trabalhar esse tema em sala de aula, uma boa ideia é sugerir para a turma a elaboração de cartazes e um painel sobre o assunto que poderão ser afixados nos corredores ou em um pátio coberto, de forma que todos na escola possam ter contato com as informações. Os cartazes e o painel serão produzidos após pesquisa e discussão dos conteúdos em sala. Assim, os alunos aprendem a se alimentar de forma correta e poderão transmitir o conhecimento adquirido a outras pessoas.

Os alunos, em duplas, deverão ler e discutir os diferentes artigos sobre o tema, com o propósito de se familiarizarem com o que é dito sobre gorduras na mídia (jornais e revistas). Os alunos deverão buscar nesses artigos as seguintes informações: o que são gorduras, quais os diferentes tipos, o que é gordura trans, o que é colesterol, qual a diferença entre o bom e o mau colesterol, por que a gordura trans faz mal a saúde etc.

2ª etapa 

Nos livros de Biologia (que podem ser os usados em sala de aula ou os indicados na bibliografia), os alunos deverão pesquisar informações teóricas sobre as gorduras (o que são elas e quais as suas funções no corpo humano), sua digestão, como elas passam pelo sistema sanguíneo, onde se depositam preferencialmente e o que podem causar ao organismo.

3ª etapa 

O professor deverá fazer uma sistematização dos conhecimentos adquiridos com os alunos relacionando o que eles pesquisaram nos jornais e revistas, com os conhecimentos adquiridos nos livros de Biologia sobre os sistemas digestivo e circulatório. O objetivo é que eles percebam que esse conteúdo de fisiologia humana tem uma grande relação com o dia-a-dia deles, e que é importante que eles se conheçam para levar uma vida mais saudável. O professor deverá pedir que os alunos tragam na próxima aula embalagens de alimentos que normalmente consomem, para que juntos possam analisá-las.

4ª etapa 

De posse das diferentes embalagens, o professor deverá dividir a sala em grupos (3 ou 4 alunos por grupo) e pedir que eles analisem o teor e o tipo de gordura presentes em cada alimento. Essa análise deverá ser feita por escrito e eles deverão dizer se esse alimento faz bem ou mal para quem o consome. Após a discussão das análises e informações em sala, o professor deverá observar a linguagem e os termos usados pelos alunos na parte escrita, para garantir as informações corretas.

5ª etapa 

Nesta aula serão elaborados os cartazes com as informações teóricas sobre gorduras e o painel com as embalagens e as análises feitas pelos alunos. Os cartazes deverão conter informações relevantes sobre as gorduras e algumas imagens. A elaboração pode ser feita em grupos de 3 ou 4 alunos. O painel poderá ser montado usando o papel craft, as embalagens e análises feitas pelos alunos (cada grupo contribuirá na montagem de uma parte dele). O professor deverá estar atento às informações dos cartazes e a linguagem e imagens usadas para que nenhuma idéia incorreta ou imprecisa seja transmitida.

6ª etapa 

Os estudantes poderão apresentar os cartazes na sala de aula e também para outras classes, chamando a atenção para os fatos importantes, como a qualidade do que comem (por meio do painel com as embalagens) e a relação com a saúde (colesterol alto e obesidade entre adolescentes e crianças).

Produto final
Cartazes e painéis sobre como as gorduras agem no organismo e como identificá-las no rótulo dos alimentos industrializados.

Avaliação 

O professor deverá avaliar todo processo do aluno, a pesquisa, os textos elaborados, as análises e o produto final, cartaz e painel da sala. É importante que os alunos se envolvam nas tarefas a serem realizadas e que façam o melhor possível. O professor avaliará o que os alunos aprenderam sobre gorduras e suas funções no corpo humano - benefícios e malefícios - por meio dos textos e análises produzidas, como o envolvimento de cada aluno, com sua participação na execução das tarefas propostas.

 
Quer saber mais?
Bibliografia
  • Guia Seleções de Medicina & Saúde para sua Família, 160 págs., Seleções Reader's Digest, (21) 4004-2124, 35 reais.
  • Fisiologia Humana, Arthur C. Guyton, 576 págs., Guanabara Koogan, (21) 3543-0770 , 213 reais.
  • Fisiologia Humana e Mecanismos das Doenças, Arthur C. Guyton, 639 págs., Guanabara Koogan, (21) 3543-0770 , esgotado.
  • Princípios de Bioquímica, A. L. Lehninger, 725 págs. , Ed. Sarvier, (11) 5571-3439, 538 reais.
Autor Nova Escola
Créditos:
Ana Lúcia Marques Britto
Formação:
Mestre em Biologia, professora do Ensino Médio da EE Professor Renato Braga (em São Paulo), estudante de Pedagogia

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.